Após vários meses de negociações, a Câmara Municipal de Viseu e a SoftINSA, empresa do grupo IBM Portugal, chegaram a acordo para instalar o novo centro de competências da tecnológica no concelho beirão.
A unidade vai criar até 120 postos de trabalho para quadros superiores nas áreas das tecnologias de informação e comunicação, preferencialmente recrutados no Instituto Politécnico de Viseu, entidade que também integra o acordo que foi recentemente assinado.
O novo centro de competências da subsidiária portuguesa da gigante IBM deverá ser instalado no parque empresarial de Coimbrões e vai dedicar-se ao desenvolvimento de diversas soluções tecnológicas, incluindo na área das “smart cities”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “este centro de competências criará um importante ‘stock’ de emprego qualificado num sector estratégico e de futuro“. Além disso, “esta unidade consolida em Viseu um ‘cluster’ de actividades dedicadas à investigação e desenvolvimento tecnológico e posiciona a cidade como uma das primeiras ‘smart cities’ do país“.
O acordo de cooperação prevê a aposta no desenvolvimento, implementação e experimentação de soluções tecnológicas inovadoras em áreas como a gestão urbana, a mobilidade inteligente, a eficiência energética e ambiental, ou a inclusão.
A escolha da cidade de Viseu para acolher a nova unidade explica-se pela “disponibilidade local de formações em tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente no Instituto Politécnico de Viseu“, e pela “implementação em curso de diversos programas de iniciativa municipal no domínio das ‘smart cities’“.
Via: Jornal de Negócios