China fabrica supercomputador mais rápido do mundo

A China construiu o super-computador mais rápido do mundo recorrendo apenas a “microchips” fabricados no país, conseguindo posicionar-se assim pela primeira vez no topo da indústria sem utilizar tecnologia norte-americana.

SunwayTaihuLight

O Sunway TaihuLight é duas vezes mais rápido do que o anterior recordista, que foi fabricado na China com chips da firma norte-americana Intel, indicou o estudo do portal Top 500. Com 167 super-computadores, o país asiático ultrapassou também os EUA pela primeira vez em número total daquelas máquinas neste Top 500.

Este super-computador é constituído por 41 mil CPUs, cada com um 260 núcleos de processamento, num total de 10,65 milhões de unidades de processamento capazes de atingir 93 petaflops, opera no centro nacional da China para super-computadores, na cidade de Wuxi, leste do país, e será utilizado para modelização climática e pesquisa científica.

Entre os dez computadores mais rápidos do mundo, dois estão na China, quatro nos EUA, e os restantes no Japão, Alemanha, Suíça e Arábia Saudita.